Atualmente, costuma-se dizer que o maior bem que as empresas possuem, são os seus clientes, sendo assim, desenvolveu-se diversas estratégias para cativar estes tão importantes clientes. Uma dessas estratégias é o CRM Customer Relationship Management que em português significa Gerência do Relacionamento com o Cliente.
Esta estratégia foi criada com o objetivo de gerenciar o relacionamento com os clientes para otimizar os lucros e gerar maior satisfação e retenção dos clientes, para isso se concretizar, é necessário conhecer os hábitos e preferências dos clientes, para assim poder antecipar suas necessidades, propondo produtos e serviços que sejam de seu interesse.
O primeiro passo é identificar os clientes da empresa o CRM ajuda as empresas a identificar os clientes que custam pouco para atrair e manter os que dão lucros mais altos, lembrando que é bem mais caro adquirir novos clientes do que manter os que os clientes antigos.
Podemos subdividir as estratégias de CRM em três tipos principais: operacionais, analíticas e colaborativas. As operacionais têm com objetivo melhorar a eficiência das operações de marketing, serviços e vendas, as analíticas visam organizar os dados de clientes em base de dados para serem posteriormente analisadas, permitindo a identificação e o acompanhamento dos dados relacionados aos diferentes tipos de clientes, e por fim as estratégias colaborativas, que permitem a automação e a integração de todos os pontos de contato com o cliente, diminuindo assim a quantidade de informações duplicadas. Utilizando essa ferramenta que é o CRM, as empresas serão mais competitivas e poderão almejar maior crescimento e lucro.
Esta estratégia foi criada com o objetivo de gerenciar o relacionamento com os clientes para otimizar os lucros e gerar maior satisfação e retenção dos clientes, para isso se concretizar, é necessário conhecer os hábitos e preferências dos clientes, para assim poder antecipar suas necessidades, propondo produtos e serviços que sejam de seu interesse.
O primeiro passo é identificar os clientes da empresa o CRM ajuda as empresas a identificar os clientes que custam pouco para atrair e manter os que dão lucros mais altos, lembrando que é bem mais caro adquirir novos clientes do que manter os que os clientes antigos.
Podemos subdividir as estratégias de CRM em três tipos principais: operacionais, analíticas e colaborativas. As operacionais têm com objetivo melhorar a eficiência das operações de marketing, serviços e vendas, as analíticas visam organizar os dados de clientes em base de dados para serem posteriormente analisadas, permitindo a identificação e o acompanhamento dos dados relacionados aos diferentes tipos de clientes, e por fim as estratégias colaborativas, que permitem a automação e a integração de todos os pontos de contato com o cliente, diminuindo assim a quantidade de informações duplicadas. Utilizando essa ferramenta que é o CRM, as empresas serão mais competitivas e poderão almejar maior crescimento e lucro.
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