Com a crescente concorrência global, as empresas terão cada vez mais necessidade de informação, tanto do mercado quanto a respeito dos planos e intenções de consumidores e dos competidores. A informação também propicia à empresa um profundo conhecimento de si mesma e de sua estrutura de negócios, seus clientes e concorrentes, facilitando assim o planejamento, a organização, e a gestão do controle de processos.
No processo de tomada de decisão, é importante ter disponíveis dados, informações e conhecimentos, mas esses normalmente estão dispersos, fragmentados e armazenados na cabeça de cada um dos colaboradores dentro das empresas. Nesse momento, o processo de comunicação e o trabalho em equipe desempenham papéis relevantes para resolver algumas das dificuldades essenciais no processo de tomada de decisão.
Para o processo de tomada de decisão, é preciso diferenciar as informações em gerenciais e operacionais. Informações operacionais são aquelas que tem por finalidade simplesmente permitir que determinadas operações continuem acontecendo dentro do ciclo operacional da empresa de forma atingir os objetivos pré-estabelecidos. Por exemplo: informações sobre a folha de pagamento da empresa e emissão de notas fiscais. Já as informações gerenciais destinam-se a alimentar processos de tomada de decisão, e cada nível de gerencia depende de informações diferentes para diferentes análises e tomadas de decisões, A empresa deve conhecer suas necessidades em todos os níveis. Outro fator importante para a tomada de decisão é a qualidade das informações, que devem ser comparativas, confiáveis, geradas em tempo hábil e no nível de detalhe adequado, evitando assim tomadas de decisões incorretas e inadequadas.
No processo de tomada de decisão, é importante ter disponíveis dados, informações e conhecimentos, mas esses normalmente estão dispersos, fragmentados e armazenados na cabeça de cada um dos colaboradores dentro das empresas. Nesse momento, o processo de comunicação e o trabalho em equipe desempenham papéis relevantes para resolver algumas das dificuldades essenciais no processo de tomada de decisão.
Para o processo de tomada de decisão, é preciso diferenciar as informações em gerenciais e operacionais. Informações operacionais são aquelas que tem por finalidade simplesmente permitir que determinadas operações continuem acontecendo dentro do ciclo operacional da empresa de forma atingir os objetivos pré-estabelecidos. Por exemplo: informações sobre a folha de pagamento da empresa e emissão de notas fiscais. Já as informações gerenciais destinam-se a alimentar processos de tomada de decisão, e cada nível de gerencia depende de informações diferentes para diferentes análises e tomadas de decisões, A empresa deve conhecer suas necessidades em todos os níveis. Outro fator importante para a tomada de decisão é a qualidade das informações, que devem ser comparativas, confiáveis, geradas em tempo hábil e no nível de detalhe adequado, evitando assim tomadas de decisões incorretas e inadequadas.
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